Introdução
DEPES-DTINF-CEFET
A matrícula 2014.1 dos cursos de graduação será realizada em duas fases.
PRIMEIRA FASE DA MATRÍCULA
Todas as disciplinas ofertadas nos diferentes cursos estarão acessíveis para livre solicitação de matrícula. No entanto, é na fase de processamento de todas as solicitações de matrícula que serão aplicadas as regras de prioridades descritas mais abaixo. Após o processamento, o aluno saberá se teve as suas solicitações aceitas.
As disciplinas aceitas, ficam na situação "aceita/matriculada" e são consideradas definitivas. O aluno tem vaga garantida nessas disciplinas e não poderá cancelá-las na segunda fase de matrícula.
Definição de período do estudante
NP é o número do período, ou, simplesmente, período do estudante. (Por exemplo, um curso de 5 anos, tem 10 períodos. Assim, NP pode assumir os valores 1, 2, ... , 10).
Um estudante está no período NP desde que ele tenha cursado uma carga horária, de disciplinas do seu currículo, maior ou igual à carga horária total de todas as disciplinas dos períodos anteriores, NP-1, NP-2, ... Isso inclui tanto cargas horárias de disciplinas obrigatórias quanto de disciplinas optativas, desde que estejam "vencidas", i.e, o aluno foi aprovado, dispensado etc. Para saber se uma disciplina está vencida é preciso consultar o histórico escolar de integralização curricular.
Regras de priorização da matrícula por disciplina
O sistema atribui pontos a cada solicitação de matrícula como forma de escalonar as prioridades para inclusão da disciplina. A pontuação total para cada solicitação de disciplina tem uma primeira parcela (bonificação) que pode ser de 5000 pontos, 2000 pontos ou 0 ponto.
5000 pontos de bonificação (disciplina do seu curso, período certo)
É atribuído inicialmente 5000 pontos à disciplina escolhida que foi ofertada para o curso do estudante e que corresponde ao seu período.
Por exemplo: Aluno do 4º período do Curso A que