introdução
École des Ponts ParisTech (originalmente chamado de École Nationale des Ponts et Chaussées ou ENPC , ou na França pelo apelido Ponts ) é uma instituição de nível superior do ensino superior e da pesquisa. Fundada em 1747, ela é a mais antiga escola de engenharia civil do mundo. Ele permanece até hoje um dos mais prestigiados e seletivos franceses Grandes Écoles .
Ela está sediada em Marne-la-Vallé ( subúrbio de Paris ) e membro do ParisTech ( Instituto de Tecnologia de Paris ) .
- Origem
Na sequência da criação do Corpo de pontes e estradas em 1716, o Conselho do Rei decidiu em 1747 para fundar um curso de formação específico para os engenheiros do estado, como École Royale des ponts et Chaussées. Em 1775, a escola teve seu nome atual como École Nationale des ponts et Chaussées.
Primeiro diretor da escola, a partir de 1747 até 1794, foi Jean-Rodolphe Perronet , engenheiro, administrador do serviço civil e colaborador da Enciclopédia de Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert . Sem professor, cinquenta estudantes inicialmente ensinou-se geometria , álgebra ,mecânica e hidráulica .
- O ensino e graus
Com competências essenciais tradicionais em engenharia civil, ambiente, transportes, ordenamento urbano e regional, mecânica, gestão industrial e logística, École des Ponts ParisTech oferece programas de alto nível em uma grande variedade de campos, desde a matemática aplicada à economia e administração.
École des Ponts ParisTech está entre as escolas chamadas "généralistes", o que significa que os alunos recebem um amplo e gestão orientada e não-especializado educação, e muitas vezes se tornam rapidamente os gestores de topo industriais.
Três tipos principais de programas estão em oferta:
Programas de engenharia: levando a um grau de pós-graduação de engenharia de 5 anos (acessível, depois de exames competitivos, tanto pelo currículo de graduação, pós-graduação e do curso de mestrado de 2 anos)