Introdução á história e teoria da educação física
INTRODUÇÃO à HISTÓRIA e TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALDO SENA ALMEIDA
1° ano de LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓLO DE GUARATINGUETÁ
PROF.: REGINA CÉLIA ARAGÃO DA SILVA
Unidade 1 – A História das Atividades Físicas da Educação Física no Brasil
Atividade
Desde sua implementação no Brasil, a Educação Física sofreu diversas influências, que por sua vez, foram responsáveis por determinar os conteúdos transmitidos no contexto escolar. Indique as influências de acordo com cada período destacado a seguir:
a) Período de implementação nas escolas (de 1951 até a década de 1920)
Neste período a Educação Física sofreu forte influência dos médicos e a concepção que dominava era de caráter higienista, a ênfase era dada a saúde e a formação de hábitos de higiene nos alunos. O objetivo era disciplinar os hábitos higiênicos das pessoas para que elas não se aproximassem de nada que pudesse prejudicar sua saúde e, por conseguinte a saúde dos outros também. A Educação Física era chamada de “Ginástica”.
b) Da década de 1930 até o ano de 1960
A partir desta década a Educação Física tem sua relação estreitada com o militarismo, em reforma efetuada por Benjamim Constant incluía nos conteúdos de algumas disciplinas marchas, evoluções militares, manejo de armas de fogo e exercícios de tiro ao alvo.
Neste período a Educação Física ensinada nas escolas passou a ter por base os métodos ginásticos de origem europeia, os mais utilizados foram o sueco (criado por Ling), o alemão (criado por Jahn) e principalmente o Francês, métodos estes que tinham forte conotação militar, buscavam melhorar o desempenho dos indivíduos no sentido de contribuir no desenvolvimento social.
Na verdade esse modelo militarista visava formar uma juventude patriótica e nacionalista, preparada para defender seu País em combates e guerras, por isso nas escolas essa preocupação de