Introdução á filosofia
O que é ser crítico? * Analisar cuidadosa e imparcialmente todas as ideias que nos são apresentadas para determinarmos se são verdadeiras ou falsas.
* Ser crítico é dizer “sim”, “não” ou até “talvez”, depois de pensarmos por nós com base em bons argumentos.
* Se não avaliarmos cuidadosamente estamos só a dizer mal/bem.
Critico é diferente de dogmático. * A atitude critica opõem-se à dogmática.
* Ser dogmático implica recusarmo-nos a analisar cuidadosa e imparcialmente(o que os criticos fazem) as ideias, declarando-as falsas ou verdadeiras sem bons argumentos para tal
* Não aceita ideias contraditórias à sua teoria.
* Aceita os dogmas(verdade que não é posta em causa) sem os questionar/analiar.
Dogma é diferente de preconceito * Enquanto que no preconceito não temos razões para tomar uma decisão como verdadeira, no dogma podem existir razões para essa verdade.
* O dogma é uma verdade que não metemos em causa, mas podem existir razões para a aceitarmos, ao contrário do preconceito que tomamos como verdadeiro sem razões para tal.
A filosofia como crítica das nossas crenças
* Temos uma série de crenças sobre as quais nunca pensámos antes. A maior parte das nossas crenças são uma herdança cultural, não pensámos antes sobre elas.
* As crenças até podem ser verdadeiras , mas não têm a nossa análise critica.
* Não é porque uma autoridade diz que X é verdadeiro que X o é. Devemos fazer a nossa propria anasise critica sobre todos os temas.
Kant- Aprender a pensar
* Kant no seu texto fala da atitude fisolófica. É a prespetiva dele sobre o que é a filosofia.
* Muitas pessoas acham que se podem tornar filosofos se decorarem umas teorias, mas não. Ser filosofo é ser autonomo no pensamento(pensar por nós proprios). Nós achamos que a verdade não se muda, mas só nao se muda até alguém chegar e pensar o contrário.
* Kant é anti-dogmático.
*