Introdução á Administração
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?
R: O argumento utilizado a favor primeiramente foi um consórcio formado por empresários e sócios majoritários da CSN e por outros investidores para tornar a CVRD mais eficiente e lucrativa.
E contra: Como a CVRD havia várias deficiências na Empresa, e contava ainda com a influência das autoridades políticas onde limitava suas possibilidades de crescimento.
2) Quais os principais problemas com que agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
R: A sua capacidade de negociação, pois havia divergências entre Steinbruch da CSN e os demais administradores da CVRD quanto ao rumo estratégico do negócio.
3) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir a presidência. Você concorda com essa afirmação?
R: Sim. Pois ele acreditava que a siderúrgica e a mineradora tinham prioridades distintas, tanto que Steinbruch desligou-se da CVRD em 2000 e Agnelli já vinha discutindo com os acionistas da CVRD um plano estratégico de longo prazo que tocasse as áreas de mineração e logística, onde o projeto deveria focar na sua atividade principal que era a mineração.
4) Quais os papéis que, Agnelli representou como Administrador da CVRD? Dê exemplo de cada um deles.
R: Empreendedor e Ética
Empreendedor ex.: “todas as ações que resultem em crescimento do consumo de nossos produtos e permitam uma proximidade cada vez maior com o nosso planejamento estratégico.”
Ética: ex.: “uma visão de longo prazo, de transparência, de conduta e de atitude.”
5) Você acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar os desafios que se adivinham em seu futuro? De que forma Roger Agnelli contribui (ou não) para isso?
R: Sim. Desde que assumiu as empresas Roger Agnelli faz as CVRD crescerem em média 15% ao ano, sendo um dos maiores valores entre empresas privadas latino-americanas e o