Introdução à sociologia
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV/COLUNI
Notas de aula de Sociologia. Professora Alessandra Tostes.
I.
1ª série – 1º bimestre de 2015.
O que é sociedade?
É um conjunto de pessoas, de tamanho variável, imensamente complexo, mesmo quando é um conjunto pequeno, caracterizado por múltiplas normas, regras e conflitos.
Quais as formas de convivência entre as pessoas?
Que relações são fundamentais em uma sociedade?
Como funciona a sociedade?
Por que as pessoas, em geral, fazem coisas muito parecidas?
Como as sociedades mudam?
Por que a vida em sociedade produz diferenças tão grandes entre seus membros?
Quais fatores diferenciam grupos ou sociedades?
↓
As Ciências Sociais se dedicam a fazer boas perguntas sobre a vida social e são desenvolvidas respostas variadas para as mesmas perguntas, porque há diferentes opiniões, olhares e perspectivas.
As regras que regulam e caracterizam a vida social podem ser explícitas ou implícitas. Há regras que favorecem um grupo em detrimento de outro, pois elas não são neutras. Um dos principais efeitos das regras e normas é a concentração de poder, que gera recursos e benefícios para determinados grupos de pessoas.
II.
As ciências sociais: quais, como funcionam e informações e pensamento crítico.
Como enfrentar questões polêmicas, as quais temos opiniões diversas? Como acessar o mundo social de maneira objetiva para que não haja julgamentos de valor que comprometam as conclusões de uma pesquisa sociológica? Recorre-se a métodos e teorias como instrumentos analíticos. Então, é preciso compreender o que é o conhecimento científico, na modernidade.
Contexto histórico-geográfico: Europa, renascentista: ruptura entre o mundo medieval, com suas características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária, e o mundo moderno urbano, burguês e comercial.
Retomada do espírito especulativo, onde o conhecimento deixa de ser encarado como uma revelação, resultante da contemplação e da fé, para voltar a ser, como o