Introdução à Psicologia - Personalidade
Disciplina: Psicologia da Educação
Aluna: Giselle da Conceição Alves
Comentário do Filme “Aos Treze”
O filme “Aos Treze” narra à história de uma adolescente de 13 anos de idade em crise de identidade, que decide adotar comportamentos indesejáveis e reprováveis socialmente, porque desejava se enturmar na escola com outra adolescente chamada Evie para obter status no mundo jovem e chamar a atenção de sua mãe, que pouco se importava com o que fazia.
No início do filme, Tracy era uma boa aluna e uma boa filha. Chegou a recitar um poema de própria autoria para a sua mãe, que pouco se importou, desapontando-a. Sua mãe era cabelereira e tinha um salão em casa. Cuidava sozinha dos dois filhos, levando uma vida razoável. Na escola Tracy conheceu Evie, a garota mais popular da escola, que influenciou negativamente os seus comportamentos.
Tracy mudou o seu comportamento passando a furtar (quando sentou ao lado de uma mulher num banco na rua e apanhou sua carteira, gastando todo o dinheiro comprando sapatos junto com Evie e suas amigas), a fumar e a usar drogas, tomar bebidas alcóolicas, colocando um piercing na língua e transando pela primeira vez sob a influência de Evie. Numa das cenas Tracy chegou a beijar Evie na boca.
Outro fator que ajudou a aumentar os conflitos enfrentados por Tracy foi o surgimento do namorado de sua mãe, que era um ex-dependente químico. Tracy não conseguia aceitar o relacionamento da mãe devido às circunstâncias que caracterizava este sujeito e que a menina via como má influência.
Evie não tinha os pais e morava com a tia que não se importava com ela, então ela passou a morar na casa de Tracy, já que a mãe desta era bastante liberal. Agora a influência negativa estava duplamente dentro de casa: uma amiga e um padrasto, que não serviam de modelos a serem seguidos.
Tracy começou ir mal nas aulas, pois já não estudava direito e chegou a esquecer de apresentar um trabalho porque não sabia a data.
A