Introdução à política - Filosofia
Introdução
“A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Etimologicamente falando a política vem de polis (“ cidade, em grego ”).”
È possível entender a política como a luta pelo poder: a conquista, a manutenção e a expansão do poder.
Poder e força
A política se refere às relações de poder, o poder vem de dois pólos: de quem exerce o poder e de quem é exercido esse poder, no qual o poder tem várias formas, não necessariamente o poder físico e sim de como os indivíduos podem ser influenciados. E para que alguém seja influenciado, é necessário que haja força, já que esse é o instrumento essencial para o poder político influir no comportamento de outra pessoa. Portanto, o poder é a capacidade ou possibilidade de fazer com que indivíduos ou grupos hajam de acordo com a sua vontade. Para que alguém exerça poder é necessário que tenha força.
Estado e Poder
As diversas formas de força e poder vêm do poder do Estado, mais de acordo com a história era bem diferente, pois na Idade Média o poder vinha de certas atribuições que só poderiam ser exercidas pelos nobres em seus respectivos territórios e que muitas vezes se tornavam mas poderosos que o próprio rei, mais a partir da Idade Moderna isso muda, o poder vem do Estado que centraliza cada vez mais o poder sobre seus habitantes, o Estado agora é responsável por aplicar as leis, recolher os impostos e etc. que a Idade Média era responsabilidade dos nobres. O Estado fica assim reconhecido por dois elementos constitutivos: a presença do aparato administrativo para prestação de serviços públicos e o monopólio legítimo da força.
O poder legítimo
É quando o Estado não pode mais controlar a sociedade só por força, ele precisa de um consentimento daqueles que obedecem ao poder. E se tratando de democracia, o pode legítimo nasce da vontade do povo.
Uma reflexão sobre a Democracia
Os Atenienses foram os primeiros a elaborar teoricamente o ideal Democrático, dando ao cidadão a