Introdução à macroeconomia
Contabilidade nacional é a técnica que tem como objetivo principal representar e quantificar a atividade econômica de um país, durante determinado período de tempo.
Os principais agregados econômicos são, a saber:
A ) Valor Bruto de Produção ( VBP ) : expressão monetária da soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado território econômico, num dado período de tempo. Incorre no chamado erro de “dupla contagem”, pois soma os produtos finais com os insumos usados em sua elaboração.
B ) Valor Agregado Bruto ( VAB ): é o valor da “produção sem duplicações”. Obtém-se descontando-se do VBP o valor dos insumos utilizados no processo de produtivo.
C ) Produto Bruto (PB ): produção de bens e serviços finais realizados pela economia, durante um período de tempo.
D ) Renda Bruta ( RB ): somatório das remunerações brutas dos fatores de produção empregados na economia, durante uma período de tempo.
E ) Produto Interno Bruto ( PIB ): expressão monetária dos bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais econômicos, independentemente da origem dos fatores de produção.
F ) Produto Nacional Bruto ( PNB ): expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.
G ) Renda Nacional ( RN ): é a renda líquida gerada no período, e que se dirige aos proprietários nacionais de fatores de produção.
2. Modelo Keynesiano Básico
Os economistas dos séculos XVIII e XIX acreditavam que o nível de produtos não sofreria grandes alterações, e todos os