Introdução à Física
Algoritmos e programação - 21 de April de y
Após uma apresentação do histórico da computação, veremos os aspectos básicos de como um computador trabalha. Sabemos que todo computador recebe dados de entrada, efetua o processamento e produz uma saída. Por exemplo um tablete como entrada touch screen e como saída este mesmo periférico. Já um computador utiliza como entrada dispositivos como teclado e mouse e saída monitor e outros.
Mas como isso ocorre? Vamos pensar a respeito com base na figura abaixo.
Com base neste esboço, sabemos que o hardware funciona através do fluxo de sinais elétricos pela placa mãe entre os dispositivos de entrada, processamento e saída. E todo o funcionamento e a lógica de processamento é baseada em dois estados — ausência de corrente elétrica e presença de corrente elétrica—. Isso foi possível graças ao advento da eletrônica digital.
Como um computador é digital, ele precisa converter ausência e presença de corrente de forma a permitir seu uso nas mais variadas aplicações. Para que isso seja possível, utilizamos o sistema binário.
Sistema binário
O sistema binário é um sistema numérico baseado em apenas 2⃣ dígitos: 0⃣ e 1⃣
0⃣: Ausência de corrente - Falso - Off- Desligado
0⃣: Presença de corrente - Verdadeiro - On - Ligado
Fazendo uma analogia com o sistema decimal, vamos entender o sistema binário, isto pois estamos familiarizados a fazer as operações matemáticas na base decimal.
A partir da definição do sistema decimal, podemos concluir que o sistema binário segue a mesma lógica, mas por trabalhar com apenas 2⃣ símbolos as operações devem ser feitas na base 2⃣