Introdução a fisica
E VETORIAIS
META
MET A
Apresentar as grandezas vetoriais e seu significado
OBJETIVOS
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Diferenciar grandezas escalares e vetoriais; compreender a notação vetorial.
Representar analiticamente um vetor; desenvolver operações de composição e decomposição de vetores PRÉ-REQUISITOS
Você vai precisar de calculadora e uma régua.
17 aula Introdução à Física
A
Física lida com um amplo conjunto de grandezas. Para algumas grandeza basta um único número para representá-
las.
Em outros casos, esse número não é suficiente. Então temos dois subgrupos de grandeza que devemos compreender e diferenciar. Isso é o que veremos na aulas de hoje.
INTRODUÇÃO
(Fonte: httpalfaconnection.net).
410
Grandezas escalares e vetoriais
U
17 aula m único número com uma unidade de medida é ótimo para representar muitas dessas grandezas físicas, como tem peratura, tempo, massa, etc. Uma vez especificado que a massa de um corpo é 100 kg ou a temperatura hoje será de 28ºC, não precisamos de mais nada para caracterizá-las. Essas grandezas são denominadas escalares.
ESCALARES E
Mas os escalares são unidimensionais; eles
VETORES
têm somente magnitude e não podem representar várias outras grandezas que tenham uma direção associada com elas. Por exemplo, pense como você poderia descrever com apenas um número o movimento de um carro. Não dá, não é mesmo? Não basta dizer com que velocidade ele se desloca. Você precisa dizer em que direção e sentido ele vai.
Outro exemplo é a posição do carro. Não basta dizer que ele está a 100 m. Existem muitas possíveis localizações desse carro a
100 m. Ele pode estar para cima, para baixo, para os lados, ...Para localizar o carro, é preciso especificar também a direção e o sentido em que ele se encontra. É o que fazemos, por exemplo, quando apontamos com nossas mãos onde está o carro.
Então, para especificarmos bem a