Introdução à engenharia
As definições de “campo de atuação profissional” e “competência profissional” são dadas no artigo 2o da Resolução 1.010/05, incisos V e VII, respectivamente. A “competência profissional” exerce-se dentro de setores ou tópicos específicos dos “campos de atuação profissional” (caracterizados de maneira ampla no Anexo II), sendo esses setores ou tópicos decorrentes da formação específica do profissional egresso da instituição de ensino.
2)A ética corresponde a uma das “atitudes” necessárias para o exercício profissional?
Sim, da mesma maneira como outras atitudes, tais como posturas relacionadas com o respeito ao meio ambiente e à segurança do trabalhador, e a sensibilidade relativa a aspectos sociais e à sustentabilidade.
3)Qual é a diferença entre profissional “especializado” e “especialista”?
A Resolução 1.010/05 adota o termo “especializado” para o técnico ou tecnólogo portador de certificado de curso de especialização obtido em conformidade com as disposições do Decreto 5.154/04. O termo “especialista” é utilizado para os profissionais portadores de certificado de curso de formação profissional pós-graduada no senso lato.
4) Fale sobre conceito atual do engenheiro?
As funções do engenheiro consistem na materialização de uma idéia na realidade, em outros termos, através de técnicas, desenhos e modelos, e com o conhecimento proveniente das ciências, a engenharia pode resolver problemas e satisfazer necessidades humanas.
5) Fale resumidamente sobre a historia da engenharia, quando foi fundado a primeira escola de engenharia e onde, seus principais fundadores tanto no Brasil como no mundo?
A Engenharia é uma ciência e uma profissão que aplica conhecimentos técnicos, matemáticos e científicos afim de aperfeiçoar, implantar e criar utilidades para determinada função ou objetivo. Desde os tempos mais primórdios, o homem foi desenvolvendo ferramentas e métodos para utilizar nas