Introdução à engenharia
1. O que é projeto?
R. Projeto é um plano de execução que precede a criação de um produto, sistema, processo ou serviço, podendo também estender-se a resolução de inúmeros problemas através da ciência e tecnologia. Podemos projetar em todas as áreas: acadêmica; editorial; industrial; etc. O projeto é a integração da teoria à prática.
O projeto, por sua vez, inicia-se na visão do engenheiro ou projetista no que diz respeito às necessidades da sociedade, meio ambiente, questões financeiras, soluções práticas a determinados problemas, entre outros.
É a sensibilidade humana que se expressa através do olhar científico e tecnológico.
2. Qual a diferença entre projeto por evolução e projeto por inovação?
R. A diferença entre eles está em sua base para iniciar o projeto e nos riscos que correm em relação ao mercado, por evolução há uma melhoria no que já existe e por inovação há a ousadia do desenvolvimento de novos conhecimentos rompendo com práticas tradicionais, muitas vezes.
No projeto por evolução tem-se como base algum projeto anterior que sofrerá apenas uma adaptação ou variação do que já foi projetado e executado, portanto, são menores os riscos de falha e aceitação do mercado, pois o mesmo encontra-se em uso e está apenas sendo melhorado.
Já o projeto por inovação surge dos conhecimentos anteriores não aplicados, ou seja, não experimentados. Portanto, corre maior risco de apresentar erros por, geralmente, romper com práticas tradicionais. Afinal, é uma resposta de uma descoberta científica que gerou novo conjunto de conhecimentos técnicos.
3. Qual a diferença entre ação científica e ação tecnológica?
R. A ação científica parte do conjunto dos conhecimentos existentes à curiosidade científica. Da união da ciência e os fenômenos da natureza em geral, em sua análise e experimentações. Resultam, após validados, em prova para trabalhos futuros da comunidade científica e passa a fazer parte dos