Introdução à Economia
Acadêmico: Valfredo Soares das Neves
LISTA DE EXERCÍCIOS I
1) Explique a afirmação: O mercado, agora, é uma abstração; não existe mais a conotação geográfica. E indique quais os elementos básicos para configuração de um mercado, segundo a moderna versão econômica desse conceito.
Resposta: Inexiste a ideia de localismo econômico, o produtor não vende suas mercadorias apenas em sua região, o mercado na verdade é o mundo como um todo, uma vez que existem as operações internacionais, como as exportações e as importações. Não existindo as barreiras geográficas, a procura e oferta são elementos suficientes para a configuração de um mercado.
2) Porque dizemos que o mercado de fatores é um mercado derivado do de produtos?
Resposta:
Porque quando há procura e oferta no mercado de produtos, consequentemente há procura e oferta no mercado de fatores e quando um enfraquece ou se fortalece leva, consequentemente ao enfraquecimento ou ao fortalecimento do outro.
3) Que diferença há entre as expressões quantidades demandada e demanda; quantidades ofertadas e oferta? As quantidades dependem, tanto em um caso como em outro, de que variável? E de quais variáveis dependem, de um lado, a demanda; e, de outro lado à oferta?
Resposta: Enquanto a demanda significa a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos, a quantidade demandada é um ponto específico na curva relacionando um preço a uma quantidade de um bem ou serviço. A quantidade ofertada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a oferta varia quando ocorrerem mudança nas demais variáveis que afetam a oferta do bem.
Há variáveis que influenciam a oferta, tais como, a tecnologia, preço dos insumos, etc.
Há variáveis que influenciam a demanda, como, a preferência e o poder de compra do consumidor, a variação do preço e