Introdução à contabilidade
A função do CFC e CRC’s.
CFC – Tem a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos CRC’s.
CRC’s – Tem a função de defender a ética na profissão da contabilidade e resguardar os direitos e deveres da classe.
Lei que regulamenta as atividades contábeis e as alterações.
O Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do contador e do guarda livros.
Em 11 de junho de 2010 o então Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei nº 12.249 que alterou a lei nº 9.295. Destacando para seguintes mudanças:
Tornando obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência para bacharéis de ciências contábeis com a finalidade de obter o registro profissional.
Extingue a profissão de técnico em contabilidade (os profissionais que já possuem o registro profissional tem o direito garantido de exercerem a profissão).
Código de ética do contabilista
Tem a função de fixar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da contabilidade, tanto no exercício profissional quanto nos assuntos relacionados à profissão e a classe.
Estatística da profissão no Brasil e no Pará.
Brasil – A profissão contábil registra atualmente 489.876 profissionais e 77.873 empresas de serviços contábeis. Está estruturada no sistema dos órgãos de registro e fiscalização, composto pelo CFC situado em Brasília e pelos 27 CRC’s, uma federação nacional de empresas de serviços contábeis, oito federações regionais, mais de 350 entidades sindicais e associativas, tanto de profissionais como de empresas de serviços contábeis, e cerca de 1000 faculdades de ciências contábeis, nas quais mais de 300.000 estudantes estão matriculados.
Pará – Estão registrados no CRC do estado 7.576 contadores e 2.443 técnicos, dados de 01/09/2011. Estes dados tendem a crescer, pois o estado está recebendo diversos eventos da área contábil resultando