Introdução à administração
Resposta: Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado. A importância do planejamento é para que haja maior produtividade, maior lucratividade, menor rotatividade, uma marca mais forte, maior e melhor qualidade e equilíbrio financeiro. O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico e o elevado grau de formalidade presente no processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.
2- Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
Resposta: Objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir e plano é uma estratégia traçada para atingir um objetivo. Exemplo de objetivo é conseguir vender 100mil em peças e o plano é a estratégia traçada para alcançar as vendas.
- Planos Estratégicos - definem a missão, o futuro, as formas de atuação da empresa e os objetivos a longo prazo.
- Planos Funcionais - definem os objetivos e as ações das áreas de marketing, finanças, operações e recursos humanos para a realização dos planos estratégicos.
- Planos Operacionais - definem as atividades, recursos e formas de controle necessárias para realizar os cursos de ações escolhidas.
3- Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essa característica?
Resposta: Uma empresa também deve ter seu objetivo definido. Este objetivo deve ser traçado durante o planejamento estratégico. Sim, seria melhor não ter objetivos.
4- Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a