Teoria da contabilidade
A contabilidade sempre existiu, desde a época dos primórdios da civilização.
Os primórdios não tinham nenhuma riqueza e com o tempo começaram a buscar pequenas riquezas como: comida, plantações, procriação de animais...
Nesse momento começou a invenção do inventário Ex.: A galinha com seus pintinhos. Com tudo isso, começou a ter a circulação de riqueza e para isso a contabilidade era fundamental.
A contabilidade foi evoluindo com os avanços matemáticos e com o conhecimento do zero. A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio.
• Contabilidade do mundo antigo:
Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
• Contabilidade do mundo medieval:
De 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
• Contabilidade do mundo moderno:
De 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
• Contabilidade do mundo cientifico:
Período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade? A contabilidade é muito antiga podemos ver seus sinais nas civilizações primitivas que utilizariam pedras para ter um controle de seu rebanho de ovelhas, temos registros contábeis na bíblia no livro de Jó que é um dos mais antigos tendo relatos de escrita cuneiforme no qual eram símbolos gravados em placas de barro outros relatos foram observados nas escritas