Introdução às técnicas de laboratório. Vidrarias e medidas. Densidade de Líquidos
Experimento-1
Introdução às técnicas de laboratório. Vidrarias e medidas. Densidade de Líquidos.
Química Experimental – P4
Objetivos
Determinação do ponto de ebulição da água, calibração de uma pipeta volumétrica, determinação da densidade de líquidos com um béquer e determinação de densidade de líquidos com um picnômetro.
Introdução
Ponto de ebulição trata-se da temperatura na qual a pressão mínima de vapor do líquido se iguala a pressão atmosférica local. Em meio a isso, os dois estados físicos da matéria, líquido e gás, coexistem. Esta é diretamente proporcional à pressão. Ou seja, quanto maior é a pressão exercida sobre substancia, maior é o ponto de ebulição. No caso da água, o ponto de ebulição é atingido quando ela está num ambiente a cem graus célsius (100°C) e com uma pressão de 760mmHg (1 atmosfera no nível do mar).
Figura 1: Diagrama de fases da água.
Como observado na figura 1, às transformações físicas da água estão relacionadas diretamente com a pressão. Tal evento é observado em todas as demais substancias e não exclusivamente com a água, mas com curvas diferentes de acordo com o Ponto de Fusão e de Ebulição específicos Por exemplo:
.
Figura 2: Diagrama de fases do dióxido de carbono.
Precisão é uma relação entre diversas obtenções de medidas, dizendo o quão próximas estas medidas estão entre si. Sendo assim, pode-se melhorar a precisão de uma medida através do aumento do número de determinações de uma medida e, com isso, calculando-se o novo valor médio das mesmas. Já medida extada, trata-se da obtenção de um valor muito próximo ao valor real, verdadeiro da mesma. Assim, toda vez que é feita uma medição, deve-se levar em conta o erro inerente à medida, já que ambas são suscetíveis a erro. Tal evento pode ser observado na figura 3:
Figura 3: Diferença entre precisão e exatidão.