Introdução às técnicas de laboratório
Centro de Ciências Exatas – ICEX
Departamento de Química
Química Geral Experimental
Introdução às Técnicas de Laboratório
Nome: Yasmim Ávila
Nome: Tardelli Monteiro
Curso: Química Tecnológica
Professora: Renata
Turma: F2
Data da Prática: 12/03/2012 e 19/03/2012
Belo Horizonte, 02 de abril de 2013.
Introdução
Primeira aula:
O laboratório é um lugar em que o operador deve ter bom senso para seguir normas necessárias para a realização do experimento. É preciso, por exemplo, evitar aglomerações perigosas da equipe de trabalho na área útil do laboratório e possuir o conhecimento prévio das características de cada reagente envolvido no processo a ser executado (e de suas características no meio reacional), pois pode evitar possíveis acidentes. Também é necessário que na execução das experiências, na manipulação de produtos com propriedades físico-químicas e toxicológicas diversas, haja a supervisão de um químico.
No laboratório é preciso ter calma, trajar com avental e EPI’s, saber a posição de extintores, chuveiros de segurança e manta de material não-inflamável. A caixa de primeiros socorros deve estar em lugar acessível, e todo o pessoal envolvido no trabalho de laboratório deve ter noção de atendimento de emergência.
A execução de qualquer experimento na química envolve a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório, cada um com sua finalidade. O emprego de um dado equipamento ou material depende dos objetivos e das condições em que a experiência será executada. Todo trabalho experimental, deve ter resultados expressos corretamente uma vez que todas as medidas estão sujeitas a certo grau de incerteza por isso, algumas observações devem ser feitas no tratamento de resultados, tais como:
Média – obtido através da média aritmética de uma série de medidas de mesma grandeza física. i = n