Introdução a socioloia
Com a reforma protestante vemos também uma mudança significativa: a bíblia foi traduzida, quebrando o monopólio cultural dos bispos e padres em ler e passar sua própria interpretação dando ao povo o direito de uma consciência individual para ligação com a divindade. A ideia de individualismo começou a se propagar trazendo consigo a razão, deteriorando os princípios de autoridade principalmente da igreja católica. E assim, a preocupação e o interesse pelo progresso impulsionou o pensamento social e colaborou com o surgimento dos primeiros teóricos da Sociologia.
Devido as péssimas condições de vida e de trabalho do proletariado após a revolução industrial e influenciado pelos "profetas do passado" (Edmund Burke, Joseph de Maistre, Louis de Bonald), que ansiavam por uma sociedade ordenada fundada nos valores familiares e comunitários, Saint Simon formulou um dos fundamentos da análise sociológica, a de que existem classes sociais dotadas de interesses conflitantes. E com isso, crítico da urbanização descontrolada, propunha a criação de cooperativas, empresas as quais dividiam o lucro do burguês com os trabalhadores.
Saint Simonapresentou teorias que visavam o progresso comunitário por meio do industrialimo, mas foi um teórico utópico pois não apresentou passos para tornar possível a idéia para tal progesso. Comt secretario de Simon criticou a utopia de seu mentor e ainda propôs que seria necessário adotar um método positivo das ciências físicas nas sociológicas . Simon ainda influenciou Durkein a produzir a primeira pesquisa sociologica e Marx a propor