Introdução a sociologia
Nome: Alessandra de Melo e Silva
Matrícula: 12/008429
1) Disserte sobre o duplo caráter da mercadoria, conforme Marx (O Capital)?
Em sua obra, O Capital, Karl Marx considera a mercadoria uma parte elementar da sociedade capitalista, por classificar a riqueza da burguesia moderna como “coleção de mercadorias”.
Com foco nesse ponto, agrega duplo fator à mercadoria, propondo dois valores a mesma, valor de uso e valor de troca. O primeiro trata da utilidade do bem, enquanto o segundo da quantidade. Criam-se então dois pontos de vista, um qualitativo e outro quantitativo sobre os bens e daí surge as relações de troca. Relações essas vulneráveis, relativas a tempo e espaço e baseadas na proporção quantitativa (valor de troca) dos valores de uso. É importante lembrar que valores de troca são necessariamente diferentes.
Outro ponto refere-se ao trabalho, pois as mercadorias são produtos do trabalho humano. A grandeza do valor contido nas mercadorias é medida pelo quantum de trabalho. Portanto, o que gera valor é somente o trabalho.
Por fim, o mais intrigante a respeito da obra está no fato na peculiaridade da sociedade burguesa, pois ao mesmo tempo, o conteúdo material da riqueza social é portador de valor de troca.
2) Disserte sobre a relação entre a "ética protestante" e o "espírito do capitalismo", segundo Max Weber"?
O pensamento exposto por Max Weber relacionando a ética protestante ao espírito do capitalismo surge com a ideia de que antes mesmo do nascimento do próprio capitalismo, seus princípios já faziam parte da sociedade em relação, como a noção de capital e lucro.
Em complemento a isso, as ideias puritanas que tinham enorme influência sobre a sociedade, davam incentivo a formas de trabalho, propondo a ligação de sustento ao mesmo. A devoção as novas ideias vindas com o Protestantismo favoreciam o comportamento econômico racional.
Ele define o espírito do capitalismo como as ideias e hábitos que favorecem,