Introdução a sociologia
O conhecimento como característica da humanidade
1. O homem se distingue das demais espécies porque nem todo o seu comportamento se desenvolve automaticamente em sua relação com a natureza. Ele é o único animal que necessita de aprendizado.
2. Para se tornar humano, o homem tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que lhe seriam impossíveis desenvolver no isolamento.
3. O processo de socialização = capacidade que o homem tem de aprender a conviver em sociedade. Processo que se inicia no nascimento e percorre toda a existência humana.
4. O exemplo de Kaspar Hauser e das meninas lobo.
5. A transmissão das características essencialmente humana só se tornou possível porque o homem tem a capacidade de criar sistemas de símbolos, como a linguagem, por meio dos quais dá significado às suas experiências vividas e as transmite aos seus semelhantes.
6. Criação de formas próprias de sociabilidade.
7. A partir do desenvolvimento da capacidade simbólica e da linguagem, a ação humana passou a ser intermediada pela atribuição de significados, interpretações estabelecidas e partilhadas entre os grupos humanos.
8. Essa interpretação é o que chamamos de conhecimento, já que criam soluções para necessidades concretas de vida e sobrevivência.
A sociologia: Um Conhecimento de Todos
1. Podemos conceituar sociologia da seguinte forma, tendo como base a definição do professor Carlos Benedito Martins:
É o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio ambiente em suas interações recíprocas. Ela se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Como exemplo, podemos citar a formação e desintegração de grupos, a divisão da sociedade em