Formação profissional e a sociedade do futuro
Engenharia Civil – ENC 11
Gabriel Jose Francisco
Profº. Vilmar Urbaneski
Centro Universitário Leonardo da Vinci /UNIASSELVI
Engenharia Civil (ENC11) - Sociologia
19/04/2012
RESUMO
Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a evolução gradual das engenharias de forma a apontar as principais mudanças notadas com o passar do tempo e indicando o papel da formação profissional como agente transformador da sociedade do futuro.
Palavra-chave: Engenharias; Formação Profissional; Sociedade do Futuro
1. INTRODUÇÃO
A engenharia começou com o começo da humanidade a cerca de seis milhões de anos. Para a própria alimentação os hominídeos eram obrigados a produzir suas ferramentas a fim de superar problemas impostos pelas condições da época. As primeiras ferramentas eram feitas de pedaços toscos de pedras afiadas caracterizando um dos primeiros avanços tecnológicos. Um dos passos mais importantes dado naquela época foi adquirir a habilidade de controlar o fogo tornando muito mais fácil desde a sobrevivência até a construção de novas armas. Os avanços seguintes foram na agricultura, domesticação de animais e modelagem cerâmica onde pode ficar como exemplo as Pirâmides de Gizé.
Com a evolução surge a engenharia moderna que se caracteriza pela aplicação generalizada dos conhecimentos científicos á solução de problemas com o auxilio de recursos físicos, químicos e matemáticos. Daí surge o engenheiro que é o resultado de todo processo de evolução tecnológica ocorrida durante milênios.
A tecnologia, tal como hoje é entendida, só apareceu há cerca de 400 anos, mas tomou corpo apenas com a revolução industrial, quando se notou que tudo o que era construído pelos homens poderia se baseava nos princípios básicos das ciências.
Em 1510, Leonardo da Vinci (1452 1519) projeta uma roda d’ água horizontal, cujo princípio foi