Ed fisica
O Aperfeiçoamento da Formação do Profissional em qualquer ramo do saber humano é um tema sempre vigente e de interminável discussão; pois devido ao próprio desenvolvimento da ciência e da sociedade vão transformando-se as exigências e as necessidades da população. Logicamente, na área da Educação Física não é diferente.
Nos últimos anos, a atividade física planejada pedagogicamente para influir nas leis biológicas do organismo (exercício físico), tem passado por um destacado desenvolvimento. Diversas formas de manifestação do exercício físico aparecem como ofertas à população; a fim de buscar motivação e satisfação; e conseguir atrair as pessoas para a melhora de seu estado de saúde, em alguns casos, e em outros aumentar as performances ou os desempenhos desportivos ou simplesmente dar utilização ao tempo livre que estas possuem.
É devido aos elementos colocados anteriormente, que as estratégias para preparar um profissional que possa cobrir essas exigências, tornam-se uma tarefa difícil e complexa, mas não impossível de corresponder às exigências da sociedade.
Do resultado dessa tarefa dependerá a qualidade que vamos a receber deste serviço que vai repercutir sobre a saúde tanto nossa, como de nossos pais e filhos.
Os aspectos que serão abordados neste documento partem de duas bases fundamentais:
• A aplicação específica e direta de leis pedagógicas.
• As experiências práticas no processo ensino-aprendizagem.
Ou seja, tudo o que está expresso neste documento já foi testado com sucesso na prática no processo de formação do Profissional de Educação Física.
Por isso, nosso objetivo é chegar a um documento e possíveis propostas de ações pedagógicas para serem levadas ao CONFEF; e para que este posteriormente discuta com o
MEC, a oferta de nossa modesta experiência a fim de contribuir ao redirecionamento do processo de formação do Profissional de Educação Física para melhorar sua qualidade nos