Introdução a Sistemas
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
PROF. Esp. Rafael Ribeiro
SISTEMA
Definição
É um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. (PADOVEZE, 2006, p.20)
Fundamentalmente o funcionamento de um sistema configura-se com um processamento de recursos (entrada), obtendo-se com isso o processamento e as saídas ou produtos do sistema.
ENTRADAS
→
PROCESSAMENTO
→
SAÍDAS
Os sistemas se classificam em abertos ou fechados, onde, os sistemas fechados não possuem a interação com o ambiente onde atuam, enquanto os sistemas abertos possuem essa interação.
Um sistema traz automaticamente a noção de conjunto. Assim, ele sempre será composto de elementos. Além disso, o sistema existe para a produção de algo, com base nas funções a que ele se destina. Por isso, é necessário decompor o sistema em seus elementos ou componentes, que para (OLIVEIRA, 1990, p.31)são:
- objetivos do sistema;
- entradas;
- transformação;
- saídas;
- controle e avaliação; e
- feedback.
Figura: Componentes de um sistema
Fonte: PADOVEZE, 2000, p.28
Objetivo – o objetivo de um sistema é a própria razão da existência do sistema, é a finalidade para qual ele foi criado.
Entrada – corresponde ao momento em que elementos ingressam no sistema.
Transformação – é a função que permite a transformação dos insumos, seja em produtos ou serviços.
Saídas – correspondem ao resultado do processo de transformação ou o fruto do objetivo do sistema.
Controle e avaliação – um mecanismo necessário para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos.
Feedback – pode ser considerada como a reintrodução de uma saída sob forma de informação. É um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação, incorporando o resultado da ação resposta, desencadeada por meio de nova informação, a qual