Introdução a Sistemas Operacionais
Leandro Vieira Zeferino – TGTI
1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?
O usuário deverá conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. As duas principais funções são “facilidade de acesso aos recursos do sistema” e “compartilhamento de recursos ”.
2. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?
É um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado e permite a emulação de um hardware de um pn dentro de um sistema operacional . De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”. A vantagem desse conceito é tornar a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente.
3. Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.
O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente.
4. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa
Sistemas multiprogramáveis ou multitarefa
Sistemas com múltiplos processadores.
5. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogamáveis?
Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos existe consequentemente, a subutilização de alguns recursos.
6. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas