Introdução aos sistemas operacionais
1. Introdução
2. Processos
Bibliografia TANENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais. Editora Bookman, 1999. TANENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais Modernos. LTC Editora, 1999. STALLINGS, W. Operating Systems. Prentice Hall, 2000. OLIVEIRA, R.S. et alli. Sistemas Operacionais. Editora Sagra Luzzatto, 2001.
1. Introdução O mais fundamental de todos os programas do sistema é o Sistema Operacional, o qual controla todos os recursos do computador, e estabelece a base sobre o qual os programas aplicativos podem ser escritos.
Fig 1.1 Um sistema de computador, composto de hardware, programas e programas de aplicação. O sistema operacional é a porção do software que roda no Modo Kernel ou Modo Supervisor. Os demais componentes de software (compiladores, editores) rodam no Modo Usuário. 1.1. O que é um Sistema Operacional O sistema operacional realiza basicamente duas funções, e dependendo de quem está passando a idéia, poderá dar uma importância maior a uma ou a outra função. 1.1.1. O Sistema Operacional como uma Máquina Estendida Neste contexto a função do sistema operacional é apresentar ao usuário como uma “máquina estendida” ou “máquina virtual”, que é mais fácil de programar. Como o sistema operacional conclui este objetivo é uma longa história, o qual nós estudaremos em detalhe ao longo deste curso. 1.1.2. O Sistema Operacional como um Gerenciador de Recursos Quando o computador tem múltiplos usuários esta visão espera em primeira instância manter rastreado quem está usando qual recurso, para conceder recursos requeridos, para cálculo de uso, e mediar requerimentos conflitantes de diferentes processos usuário do sistema. 1.2. História dos Sistemas Operacionais
O primeiro computador digital verdadeiro foi projetado por Charles, Babbage (1792-1821), matemático inglês. Ele jamais conseguiu construir sua “máquina analítica”, pois seu projeto era inteiramente mecânico. Não tinha um sistema operacional. 1.2.1. Primeira Geração (1945-1955):