Introdução a Informação nas redes sociais
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH)
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICO-DOCUMENTAIS (DPTD)
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROF.ª. LEILA BEATRIZ RIBEIRO
ALUNOS: ALEX PEREIRA, ALEXANDRE DELARUE, DIEGO FERREIRA, RAÍSSA SABINO DE ARAÚJO E TACIANA ROYES DOS SANTOS COUTINHO
CURSO/PERÍODO: BIBLIOTECONOMIA – BACHARELADO / 2º PERÍODO
INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
INTRODUÇÃO
O termo “Rede Social” vem do conjunto de pessoas e organizações conectadas por vários tipos de relações, “Rede” sugere união, e “Social” sugere comunhão de pessoas, sendo uma forma de diferentes pessoas no sentido de personalidade e características se comunicarem de modo virtual. As redes sociais virtuais concretizam cada vez mais as relações socioculturais, políticas e econômicas, seja no seu ambiente pessoal ou coletivo.
Um fator importante nas redes sociais é a facilidade na troca de informações, com a atual revolução causada pelas tecnologias digitais, hoje vivemos o que a comunidade intelectual denomina de Sociedade da informação, na qual a mudança mais radical e a principal força motriz está na disseminação da informação e do conhecimento.
Mas para entender como se comporta o fluxo de informação nas redes, é importante ressaltar utilizando-se da análise das redes sociais alguns aspectos importantes: primeiramente, chamamos atores ou elos às pessoas que se comunicam em uma dada rede, em qualquer rede social, alguns elos mantêm ligações mais fortes ou estreitas. É o que se denomina cliques, ou seja: um grupo de atores no qual cada um está direta e fortemente ligado a todos os outros nessa rede, esses cliques podem representar uma instituição, um subgrupo específico e até identificar a movimentação em torno de um determinado problema. Pela análise, também podemos calcular a centralidade de um ator na rede, ou seja: quanto mais central for esse ator, mais bem posicionado ele está em relação às trocas e a