Introdução a filosofia
UNIDADE I – O Homem
(questão 2)
1. O que é o homem?
R.: O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens como, por exemplo: a escrita; arte: teatro, pintura, escultura; e muitas outras.
O conceito do que é ser homem varia em cada cultura, conforme seja considerado o cidadão da polis grega ou o nobre medieval; o índio ou indivíduo das grandes cidades modernas.
Filósofos existencialistas e estruturalistas opinaram de maneira distinta da usual; para eles o homem é o que ele mesmo quiser e puder ser. Mas a verdade, é que o homem parece ser mais do que parece ser. O ser humano é surpreendentemente imprevisível.
Dar significado ao homem é muito complexo, pensa-se que é fácil, mas ao mesmo tempo descobre-se que é muito complicado, pois assim também é o homem. Um enigma indecifrável, conhecido e estranho, transparente e opaco. Lógico e ilógico.
(questão 3)
2. O que é cultura?
R.: Em antropologia, cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais.
Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
(questão 4)
3. O que é trabalho?
R.: Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
Ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é, desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação
UNIDADE II – O Conhecimento Humano e Científico
(questão 1)
4. O que é conhecimento?
R.: Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.
(questão 4)
5. Que consequências, boas e