Introdução a filosofia
Questões:
1) Qual é a relação inicial da ciência com a filosofia e quando se dá a separação delas? Quais são as principais diferenças entre ciência e filosofia?
R: O filósofo era o sábio que refletia sobre todos os setores da indagação humana. A revolução metodológica de Galileu fez com que a ciência se desligasse da Filosofia. As principais diferenças estão presentes no modo em como abordam seu objetivo: em todos os setores do conhecimento e da ação, a filosofia está presente como reflexão crítica.
2) O que é filosofia de vida? Como ela se distingue da filosofia do especialista?
R: O homem busca dar sentido às coisas, um sentido à vida, ele atribui formas, conceitos, caminhos sobre como viver, como agir em relação à algo e a esse conjunto dá-se o nome de filosofia de vida. Ela se distingue da filosofia do especialista, que ao refletir sobre algo, coloca critérios, avalia as consequências, benefícios para tomar as decisões,
3) O que caracteriza a reflexão filosófica propriamente dita?
R: É pensar com lógica, com maior coerência, é conhecer e saber explicar como o pensamento foi desenvolvido e poder retomar o assunto diversas vezes na tentativa de resolvê-lo.
4) O que significa dizer que a filosofia é "inútil mas necessária"?
R: Significa dizer que a filosofia não nos dá as soluções que procuramos em nossos questionamentos. Mas o necessário que a filosofia traz é inserir um senso crítico no indivíduo, mesmos que as soluções não sejam dadas, com esse senso crítico somos capazes de analisar um ponto de vista sem se deixar influenciar, sempre buscando pelo conhecimento.
5) Qual é a relação da filosofia com o poder?
R: A relação entre filosofia e o poder, é que ambos não se possuem, é algo que para ser exercido tem que buscar por ele. Assim, para adquirir o saber da filosofia, esse saber também é um instrumento para se exercer o poder.
6) "Pois é impossível negar que a filosofia coxeia. Habita a história e a vida, mas quereria