Introdução a farmacologia
1.1 - Definições
o FARMACOLOGIA: é a ciência que estuda os medicamentos. o MEDICAMENTOS: são substância que introduzidas no organismo. Produzem um efeito terapêutico, ou seja, previnem, aliviam ou curam um estado patológico. o DROGA: é toda substância originada do reino animal, vegetal ou mineral e que poderá ser transformada em medicamento.
1.1.1 - Divisão da Farmacologia
o FARMACOGNÓSIA: ramo da farmacologia que estuda as características das drogas em seu estado natural, ou seja, a matéria-prima vegetal. o FARMACODINÂMICA: ramo da farmacologia que estuda as ações e efeitos dos medicamentos desde a administração até a sua eliminação. o FARMACOTÉCNICA: é a arte de preparar, combinar a aviar os medicamentos. o FARMACOTERAPÊUTICA: é a parte da terapêutica que tem como objetivo, curar as doenças ou fazer tratamento através dos medicamentos usados sem doses maiores, bem como os artifícios para neutralizar ou eliminar a droga em caso de intoxicação. o FARMACOQUÍMICA: estuda a composição e estrutura química do medicamento.
1.1.2 - Origem dos Medicamentos.
Os medicamentos são oriundos dos três reinos, ou preparados através de reações químicas (síntese).
1. Reino Animal – Substâncias medicamentosas extraídas de glândulas e órgão de animais. Ex: Hormônios, Adrenalina, Insulinas, Óleo de peixe Ômega – 3.
2. Reino Vegetal – Substâncias medicamentos extraídos de diversas partes de plantas Ex: Alcalóides de Beladona = Atropina, Digitalina.
3. Reino Mineral – Substâncias medicamentos extraídos de fontes de minério. Ex: Iodo, Cálcio, Ferro, Magnésio.
4. Medicamentos Sintéticos – São medicamentos sintetizados em laboratórios. Ex: Ácido Acetil-salicílico, Sulfas, Antibióticos.
1.1.3 - Formas Farmacêuticas
É a maneira pela qual o medicamento é apresentado. Podemos classificá-las em:
o Formas líquidas – poções, misturas, limonadas, emulsões, loções, embrocações, gargarejos, colírios.
o Formas