Introdução à farmacologia
Definir os seguintes termos:
• Agonista e antagonista:
Agonistas: liga-se de algum modo ao receptor e o ativa, produzindo direta e indiretamente o efeito. Alguns receptores incorporam na mesma molécula mecanismo efetor, outros estão ligados a uma molécula efetora separada.
Antagonistas: Através de sua ligação a um receptor, impedem a ligação de outras moléculas. Ex: bloqueador do receptor de acetilcolina (atropina).
• Área sob a curva: Medida indireta de biodisponibilidade. A área sob a curva ou extensão da absorção é um parâmetro farmacocinético utilizado para determinar a quantidade de droga após a administração de uma única dose.
• Biodisponibilidade e bioequivalência:
Biodisponibilidade é definida como a fração da droga inalterada que alcança a circulação sistêmica após a sua administração por qualquer via. Para uma dose intravenosa da droga, a biodisponibilidade é considerada igual à unidade. Para uma droga administrada por via oral, a biodisponibilidade pode ser inferior a 100% por dois motivos principais- grau incompleto de absorção e eliminação de 1° passagem.
Bioequivalência corresponde à análise comparativa da biodisponibilidade entre o medicamento teste e o medicamento referência.
• Cinética de primeira passagem: Característica observada quando a eliminação do fármaco é diretamente proporcional à sua concentração no corpo. Se a quantidade de enzimas for superior à do fármaco, quanto maior concentração de fármaco, maior será a metabolização.
• Concentração plasmática: Concentração total do fármaco encontrado no plasma sanguíneo, ou seja, é a relação entre a quantidade de fármaco no plasma e o volume sanguíneo.
• Compartimento: espaço por onde o fármaco se distribui de modo homogêneo. Um fármaco pode distribuir-se pelo sangue e por outros tecidos, atingindo neles uma cinética uniforme - por exemplo, a mesma