Introdução a eng, do trabalho
Instituto Laboro – Brasília
Engenharia de Segurança do Trabalho
Aluna: Larissa Barreto Pessoa Turma: 2
Trabalho de Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho
Questão 01: Uma empresa do ramo de fabricação de calçados de couro possui um efetivo de 864 trabalhadores em sua planta, sendo 248 prestadores de serviços de conservação e limpeza e de segurança patrimonial, e o restante, funcionários com registros próprios na empresa. Pede-se:
a) Qual o CNAE desta empresa?
Resp.: CNAE: 15.31-9
b) Qual o seu Grau de Risco?
Resp.: GR = 3
c) Dimensione seu SESMT (se houver).
Resp.: SESMT composto pelos 5 profissionais relacionados:
3 Técnicos de Segurança do Trabalho em tempo integral;
1 Engenheiro de Segurança do Trabalho em tempo parcial (mínimo de 3 horas); 1 Médico do Trabalho em tempo parcial (mínimo de 3 horas).
d) Qual o Grupo da NR 5 que ela pertence?
Resp.: Grupo C-5
e) Monte sua CIPA.
Resp.: Presidente (indicado), Vice-presidente (eleito), 5 membros efetivos (indicados), 5 membros efetivos (eleitos), 5 membros suplentes (indicados), 5 membros suplentes (eleitos) e 1 secretária efetiva (eleita).
Questão 02: Faça uma análise do texto abaixo em resenha com 300 palavras no máximo, avaliando o quadro apresentado e externando sua opinião como Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Resp.:
O texto traz a questão da terceirização generalizada da empresa Petrobras que muitas vezes omite situações como a do soldador alpinista Hélio dos Santos a fim de evitar comunicações de acidentes e que infelizmente é a realidade de vários outros brasileiros. Com a visão voltada diretamente para o lucro, a Petrobras optou pela terceirização desenfreada como forma de garantia do ritmo de produção e de mais lucro ao menor custo possível. Ela é vista como uma forma de transferir as responsabilidades relacionadas a acidentes, encargos sociais, rescisões, falta de