Introdução a economia
Divisão do Estudo da Economia
A microeconomia ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, ou consumidores, e as empresas. Estuda também os mercados em que operam os demandantes e os ofertantes de bens e serviços. Considera a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais e suas respectivas interrelações. A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto, ou seja, a determinação e o comportamento dos grandes agregados, tais como PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação etc. Tem por objetivo traçar a política econômica sob um enfoque conjuntural a curto prazo.
Divisão do Estudo da Economia
O desenvolvimento econômico estuda modelo de desenvolvimento proporcionem a elevação do padrão de vida (bem-estar) da coletividade. Trata de questões estruturais de longo prazo, tais como: distribuição de renda, diminuição da pobreza, evolução tecnológica etc. A economia internacional estuda as relações de troca entre os países (transações de bens e serviços transações monetárias). Concentra-se na determinação da taxa de câmbio, do comércio exterior e das relações financeiras internacionais.
Tipos de Bens
Def.: um bem é tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.
Livres: são ilimitados em quantidade ou muito abundantes e não são apropriáveis.
Segundo seu caráter
Econômicos: são escassos em quantidade, dada sua procura, e apropriáveis. É o objeto de estudo da economia.
Tipos de Bens
De capital: não atendem diretamente as necessidades.
Segundo sua natureza
De consumo: destinam-se à satisfação direta das necessidades. - Duráveis: permitem uso prolongado; e, - Não-duráveis: acabam com o tempo.
Tipos de Bens
Segundo sua função
Intermediários: devem sofrer novas transformações antes de se converterem em bens de consumo ou de capital. Finais: já sofreram as transformações