Introdução a economia
1
ECONOMIA
BIBLIOGRAFIA:
NOGAMI,Otto, PASSOS, Carlos Roberto
Martins,Princípios de Economia,São Paulo, Pioneira
Thomson Learning, 2001;
TROSTER,Roberto Luis, MORCILLO, Francisco
Mochón.Introdução à Economia, São Paulo, Makron
Books, 1999
SIQUEIRA, Nilza S., Apostila de Economia, S.P.,2004
VICTOR, Luiz S., Apostila de Economia, S.P.,2004
APOSTILA DE ECONOMIA
1. INTRODUÇÃO
A economia é um processo sistêmico com o qual convivemos. Como na Teoria de Sistemas cada fator influencia e é influenciado numa atividade de ação e reação, que sinergicamente se modificam provocando resultados, que podem ser positivos ou negativos. Freqüentemente nos deparamos com fatores, tais como: inflação, desemprego, pobreza, governo, globalização, ecologia, etc.
Reclamamos, propomos soluções, discutimos, mas nem sempre conhecemos e entendemos os fatos que movimentam a economia. Esse é um dos principais motivos pelos quais devemos estudar economia, pois o seu estudo aprofundado nos ajudará a formar opiniões sobre os grandes problemas de nossos tempos.
As ciências sociais estudam a organização e funcionamento da Sociedade, a economia caracteriza-se como uma ciência social, pois, ocupa-se com o comportamento humano e estuda como as pessoas e organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.
Compete à economia estudar os problemas que causam ansiedade aos povos, como: inflação, distribuição de renda, desemprego, etc. e o que faz o governo para gerenciar e conviver com esses problemas e conflitos que afligem a humanidade.
A economia preocupa-se também em estudar os fenômenos a forma como contorná-los e gerenciá-los com alguma previsão. Para tanto, o funcionamento do sistema econômico determina a criação de teorias que possam analisar todos os fatores que causam distúrbios aos países e encontrar os mecanismos necessários ao gerenciamento e controle dos mesmos, buscando assim o equilíbrio social.
2. CONCEITOS