Introdução a economia
A Filosofia é um ramo de conhecimentos que podem ser caracterizados pelos conteúdos ou temas tratados, ou pela função que exerce na cultura. Ela trata de conceitos como beleza, justiça e verdade.
Na verdade as interpretações sobre o que é Filosofia tem uma vasta expansão. Sendo pouco provável encontrar uma definição que agrade a todos.
Segundo René Descartes, a Filosofia é o estudo da sabedoria. Já Thomas Hobbes defende que a Filosofia é o conhecimento causal e a utilização desses, em beneficio do homem. Immanuel Rant, diz que a Filosofia é uma ciência da relação do conhecimento, finalidade essencial da razão humana, que é a felicidade. Para John Dewey, é a crítica dos valores, das crenças, das instituições, dos costumes, das políticas, no que se refere seu alcance sobre os bens. Mais para Bertrand Russell, a definição de "filosofia" variará segundo a filosofia que adotada. A filosofia origina-se de uma tentativa obstinada de atingir o conhecimento real. Aquilo que passa por conhecimento, na vida comum, padece de três defeitos: é convencido, incerto e, em si mesmo, contraditório.
Ao perguntarmos o que é Filosofia, Chauí (1995) nos responde que poderia ser a decisão de não aceitar as coisas como óbvias, as idéias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos; em síntese, Filosofia pode ser definida como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes havê-los investigados e compreendidos.
Uma definição plausível seria que a Filosofia nada mais é que um questionamento sobre a vida. É um mundo de pensamentos racionais que não precisam de comprovações cientificas. É a busca incansável de conhecimentos, através da lógica, da reflexão e do