Introdução a Economia
O QUE É UMA INDÚSTRIA?
Para Peter Drucker, a finalidade lucro não é a única para uma empresa. Evidentemente, uma empresa deve visar lucro, mas ela poderá dar-se muito mal a médio e longo prazos, se visar apenas isso. Uma empresa “saudável” ou bem sucedida não tem em uma, mas em oito áreas-chaves, nas quais precisa obter resultados significativos:
1. Satisfação dos clientes;
2. Produtividade;
3. Inovação;
4. Recursos físicos e financeiros;
5. Desempenho e atitudes dos empregados;
6. Desempenho e desenvolvimento dos gerentes;
7. Responsabilidade pública;
8. Rentabilidade.
Empresas bem sucedidas têm três fatores em comum:
1. Sobrevivem;
2. Obtêm lucros;
3. Crescem.
LIDERANÇA EFICIENTE E EFICAZ
O que se entende por liderança?
Basicamente, liderar significa “exercer influência sobre o comportamento de outrem”. Ao se dar uma ordem a um subordinado, ao se discutir um ponto de vista com um interlocutor e em inúmeras outras situações, o que estamos fazendo é uma tentativa de liderança.
Essa tentativa de liderança pode ser bem ou mal sucedida, isto é, pode ser eficiente ou ineficiente, dependendo do comportamento resultante.
Na verdade, liderança eficiente e liderança ineficiente são os dois extremos de um CONTINUUM, porque nossa tentativa de liderança poderá ser apenas parcialmente eficiente.
Observe-se entretanto, que liderança eficiente e liderança eficaz são dois conceitos diversos.
Uma tentativa de liderança é eficiente, quando conseguimos que a outra pessoa faça o que queremos que seja feito. Mas a liderança só é eficaz, quando a outra pessoa faz o que queremos que seja feito, querendo fazê-lo!
Assim, podemos obrigar a alguém sob pressão a se comportar determinada forma. Teremos sido eficientes, neste caso. Mas, como a pessoa liderada o faz por coação, por ser obrigada a isso, não somos eficazes.
A liderança pode, por conseguinte, ser eficiente e ineficaz ou eficiente e eficaz.
Eficaz e ineficaz