INTRODUÇÃO A CRIMINOLOGIA - VITIMOLOGIA
DIRETÓRIA DE ENSINO À DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICAS DE SEG.PÚBLICA
ANA PAULA CORREIA DA SILVA
VITIMOLOGIA
Ramo da criminologia que estuda a personalidade das vítimas de crimes ou delitos, esp. os efeitos psicológicos nelas provocados pela agressão de que foram objeto. (GEIGER, 2007)
Segundo a Wikipédia, Vitimologia é o estudo da vítima em seus diversos planos.Estuda-se a vítima sob um aspecto amplo e integral: psicológico, social, econômico, jurídico.
A vitimologia apresenta outra perspectiva sobre o crime, e como o nome indica, pressupõe que a vítima possui determinadas características, que a tornam “vítima”, as características, psicológicas, comportamentais, econômicas, a faz única e mais vulnerável das pessoas restantes.
A vitimologia, tenta perceber, porque razão aquele criminoso escolheu aquela vítima e não outra pessoa, não invalidando em nenhum momento a responsabilidade e culpa do criminoso. Ela é mais comum do que se pensa. Por exemplo, as pessoas com elevado nível econômico, possuem mais probabilidade de assaltos e de raptos que as pessoas com nível econômico baixo e médio.
Muitas vezes o crime é resultado única e exclusivamente de um conjunto de características situacionais. Qualquer pessoa poderia ser um eventual e potencial criminoso, capaz de tirar a vida, sem pensar, muitas vezes nem o criminoso, tem características de criminoso, nem a vítima tem as características que a fazem mais propensa.(ELÓI, 2013)
Ela pode ser dividida de acordo com Kosovski em três segmentos de importância fundamentais para uma nova visão do crime e de todo o sistema penal, que é o estudo e pesquisa; mudança da legislação e assistência e proteção à vítima. Sendo então um campo multidisciplinar por excelência e abrangendo vários níveis de atuação em diferentes contextos.
Está sendo de grande valor os movimentos de defesa dos direitos da mulher, da criança e do adolescente, dos indígenas, dos