Introdução a Contabilidade
Com o estudo e avanço da contabilidade, houve muitos pesquisadores que se destacaram e uns do que se mais destacou foi o Frei Luca Bartolomeu de Pacioli, que criou o método das partidas dobradas, afirmando que todos os lançamentos contábeis são duplos, que não há débito sem crédito, através desse estudo foram gerados muitos outros, até se alcançar a contabilidade atual, que se baseia nas Normas Internacionais de Contabilidade.
A contabilidade é um instrumento que foi criado para controlar, mensurar, avaliar o desempenho e capital de uma entidade, tendo como objetivo o patrimônio. Ela auxilia aos administradores a tomar decisões com base nos seus relatórios contábeis que contém todos os dados da empresa que foram coletados, verificados monetariamente e registrados. Mas também atende aos interesses de outros segmentos sendo eles internos (empresário, administrador e funcionários) e externos (investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos e outros).
Apesar de sua função básica ser de produzir informações e atender as exigências do fisco, ele poderá se destacar em qualquer área que a contabilidade se faz presente como; auditoria, analista financeiro, consultor contábil, perito contábil, professor, pesquisador, cargos públicos e cargos administrativos; proporcionando oportunidade de toda espécie para os profissionais que ela se dedica.
Portanto, podemos compreender o quanto que a contabilidade evoluiu e o quanto é importante para uma entidade e todos os seus usuários, auxiliando na tomada de decisões que influenciarão na “saúde” de um negócio; por isso ela é uma ciência necessária.