Introdução a Contabilidade
Para facilitar a identificação de cada uma das contas e sub-contas, o plano de contas costuma ser codificado. Este processo implica a afectação (afetação) de um símbolo, podendo ser um número, uma letra ou a combinação de ambos, a cada uma das contas.
Contas É o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado ( Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorreram diariamente na vida de uma empresa (compras, vendas, pagamentos, etc...) são registrados pela Contabilidade em contas próprias. Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Caixa; os objetos comercializados pela entidade são registrados em uma conta denominada Mercadorias, e assim por diante.
Elemento de Contas É a relação das contas que serão utilizadas nos registros dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da entidade. Este elenco de contas envolve intitulação (nome) e o código (número) de cada conjunta. Seja qual for o elemento de contas adotado pela entidade, a disposição e o agrupamento das contas devem obedecer as regras estabelecidas na lei 6.404/76.
Manual de Contas É o quadro explicativo para uso adequado de cada conta constante do Elenco de contas. Esse quadro apresenta a função de cada conta, o funcionamento de cada de conta, e a natureza do saldo de cada conta. O Manual de contas tem por função apresentar detalhes a respeito de cada conta, servindo de guia para o contabilista no registro de suas operações.
Codificação das Contas
A codificação do Plano de Contas deve ser elaborada utilizando-se de vários níveis de detalhe, de modo a