Introdução a contabilidade
Contabilidade Geral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ, 2012
Docente na área de Gestão de Negócios CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Projeto Voluntário
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, 2011
Prática e Docência no Ensino Superior INPG – INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2011 Docente em cursos Profissionalizantes na área Administrativa MICROLINS – FORMAÇÃO PROFISSIONAL, 2010 Análise de Demonstrativos Econômico-Financeiros e Contabilidade Geral CENOFISCO, 2010 Graduado em Administração de Empresas CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL, 2008 Finanças Corporativas – Assistente de Crédito & Cobrança MONTANA QUÍMICA S/A, 2001 Estágio CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO, 2000
O que é Contabilidade?
A palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular). Apesar disso, não se deve confundir contabilidade com matemática. O contabilista não precisa conhecer matemática com profundidade. Na maioria das vezes, bastam-lhe os conhecimentos matemáticos básicos necessários a qualquer profissional.
Portanto, quem não gosta de matemática não precisa necessariamente detestar contabilidade. A definição adequada da Contabilidade exige a sua divisão em duas áreas: Contabilidade Teórica e Contabilidade Prática.
Contabilidade Teórica - Quando abordamos a Contabilidade como teoria, procuramos definir aquilo de que ela trata, estudamos seus princípios e suas possíveis aplicações. Ou seja, a Contabilidade como teoria estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados. Em sua abordagem teórica, Contabilidade é uma ciência. dizemos que a
“A ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.”
Contabilidade Prática - A Contabilidade Prática envolve o uso de técnicas ou procedimentos por