Introdução a contabilidade
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
ANDREA CRISTINA FONSECA GUEDES
contabilidade como suporte às decisões das empresas
Montes Claros
2010
andrea cristina fonseca guedes
contabilidade como suportes às decisões das empresas
Trabalho apresentado ao Curso (adiministração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Introdução à contabilidade].
Prof. Marcelo Resquette Tarifa
Montes Claros
2010
Os principais conceitos sobre a contabilidade
1) “A contabilidade é um conjunto ordenado de conhecimentos, sistematizados, com princípios e normas próprias, que tem como função registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para auxiliar a tomada de decisões de seus administradores” (FRANCO, 1997).
2) “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões” (MARION, 1998, p. 24).
Objeto e objetivo da contabilidade
De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o parimônio das entidades é o objeto da contabilidade, e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários são o seu objetivo. Sob o ponto de vista da prática contábil, o estudo é voltado para o patrimônio de uma entidade específica do mundo real. A dimensão teórica, por sua vez, focaliza o patrimônio abstrato, de uma entidade qualquer, visando revelar as ‘leis gerais de movimento’ que o regem ou formular teorias que expliquem os relacionamentos deste patrimônio com outros elementos do mundo real. Na Contabilidade, o patrimônio pode ser compreendido como o objeto em sua dimensão estática, ao passo que, as variações patrimoniais - os eventos - retratam a dimensão dinâmica do objeto de estudo da Contabilidade, tanto em nível teórico como