Introdução a contabilidade
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO administração de empresa
DENIVAL BITENCOURT REINALDO
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Várzea Grande MT
2010
Várzea Grande MT
2010
DENIVAL BITENCOURT REINALDO
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Introdução a Contabilidade.
Professor: Luiz Fernando Soares da Silva
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 APRESENTAÇÃO: 7
3.1 ETAPA 01 7
3.2 ETAPA 02 8
3.3 ETAPA 03 9
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Com o advento da escrita e com a evolução dos negócios da agriculta e pastoreio o homem passou a cumular riquezas e divisas, diante do fato foi necessário controlar quantidade de produtos como o gado, as galinhas, os peixes, os artesanatos, e tudo aquilo que se produzia. Como não havia moeda utilizava-se da troca de produtos, no entanto, como fazer diante da troca de uma vaca por uma galinha? Havia disparidades de produtos quanto ao seu valor e dimensão, então, iniciou-se a utilização de medidas e pesos.
Apesar de não ser exata a data de inicio do uso da contabilidade, ela se confunde com a história da civilização, podemos afirmar que se trata de um procedimento bíblico, com diversos relatos no antigo testamento de pessoas que controlavam suas riquezas ou era tamanha que não se conhecia de coletores de impostos e doações em determinado valor.
No tempo de José, no Egito, houve tal acumulação de bens que perderam a conta do que se tinha! (Gênesis 41.49).
Houve um homem muito rico, de nome Jó, cujo patrimônio foi detalhadamente inventariado no livro de Jó, capítulo 1, verso 3. Depois de perder tudo, ele recupera os bens, e um novo inventário é apresentado em (Jó, 42.12)
Os bens e as rendas de Salomão também foram inventariados em (1º Reis