Introdução a Capilar, e Tratamentos.
Através da historia, os cabelos são cada vez mais exibidos como forma de expressão e de afirmação de personalidade.Não é por menos que o fato que o mercado produtos cosméticos apresente uma grande gama de produtos com recursos para trata-lo e embelezá-lo. O Brasil se destaca nesse campo sendo o segundo maior mercado mundial para cabelos (FRANQUILINO, 2009)
Mesmo que o cabelo não exerçam função vital é considerado de suma importância pois é um atributo físico que pode ser facilmente mudado podendo gerar uma modificação notável no estilo da pessoa( BOLDUC;SHAPIRO, 2010)
Nos tempos antigos as pessoas utilizavam misturas caseiras para limpar e cuidar dos cabelos, O sabão que lavava as roupas era o mesmo que lavava os cabelos. Já o xampu na forma atual liquida, composto por uma mistura de tensoativos sintéticos e adjuvantes destinado a lavagem dos fios foi criado em 1890 na Alemanha. (FRANQUILINO, 2009)
Sobre a estrutura do cabelo segundo Wilknson e Moore (1990) consiste em uma invaginação da epiderme para formar o saco inteiro que engloba uma pequena papila dérmica, formando o bulbo capilar. A formação desta estrutura ocorre por um processo similar ao que ocorre na pele, ou seja, as células da base do folículo dividem-se e se diferenciam produzindo a haste capilar que é dividida em três partes: Cutícula ,córtex e medula (RIBEIRO, 2010)
O cabelo é o único tecido estrutural que é totalmente renovável e sem cicatrizes, enquanto o folículo continua a ser uma unidade em funcionamento. Por esse motivo o cabelo pode ser submetido a procedimentos que não poderiam ser suportados por qualquer outro órgão do corpo. Esta constante renovação também significa que qualquer alteração na forma do cabelo, cor ou textura são temporários, visto que atinge somente os fios que estão localizados para fora do folículo (DRAELOS, 200)
Constata-se que a importância dada pelo publico feminino quanto a aparência dos cabelos, destacam-se o brilho e a maciez como fatores