Introdução a biossegurança
Lisiane Cristine Welzel
Biossegurança
Conceito
É um conjunto de ações voltadas para a PREVENÇÃO, a MINIMIZAÇÃO ou a ELIMINAÇÃO de riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos estes que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. (Teixeira & Valle, 1996).
Outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos". Está centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais.
Objetivo
Conscientizar o educando sobre a importância da cultura da biossegurança no que diz respeito às normas do ambiente de trabalho tal qual ocorre com os processos da qualidade; capacitando-o a planejar um ambiente seguro e com procedimentos apropriados.
Origem
A construção do conceito de biossegurança teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. Esta reunião, segundo Goldim (1997), "é um marco na história da ética aplicada a pesquisa, pois foi a primeira vez que se discutiu os aspectos de proteção aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas onde se realiza o projeto de pesquisa". A partir daí o termo biossegurança, vem, ao longo dos anos, sofrendo alterações.
Na década de 70 o foco de atenção voltava-se para a saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO, 1993) as "práticas preventivas para o trabalho em contenção a nível laboratorial, com agentes patogênicos para o homem".
Já na década de 80, a própria OMS (WHO, 1993) incorporou a essa definição