Introdução a auditoria
PROF: ROMÃO SOARES
MARIA ELIETE PEREIRA DE OLIVEIRA
JUAZEIRO DO NORTE, 12 DE MARÇO DE 2012.
TRABALHO DE AUDITORIA
1. QUAIS SÃO AS NORMAS DA AUDITORIA INTERNA?
A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
2. CONCEITUE E DIGA QUAIS OS OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA?
O objetivo geral da Auditoria Interna é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.
3. O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS PAPEIS DE TRABALHO?
Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.
Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho.
4. DIFERENCIE E EXPLIQUE : ERRO E FRAUDE.
A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
* O termo “fraude”: aplica-se a ato