Introdução a Atrite Reumatoide
O trabalho a seguir, se refere à doença Artrite Reumatoide que é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações. E é doença autoimune, na qual o sistema imunológico, que normalmente defendo o nosso corpo, passa a atacar o próprio organismo, essa doença não tem cura, mas tem controle.
Sinais:
A artrite reumatoide pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las.
Artrite corresponde à inflamação de algum dos componentes da estrutura articular, e, geralmente, se manifesta por vermelhidão, inchaço, calor, dificuldade de movimento e dor.
A doença tende a afetar as articulações menores, especialmente as articulações que unem os dedos para as mãos e os dedos dos pés. Conforme a doença progride, os sintomas muitas vezes se espalham para os joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas juntas em ambos os lados do seu corpo. As mãos são acometidas em praticamente todos os pacientes.
Sintomas:
Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
Rigidez matinal, que pode durar horas.
Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides).
Fadiga, febre e perda de peso.
Transmissão/causa:
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, é causada quando as células do sistema imunológico passam a atacar as juntas e articulações do próprio corpo. Esta reação autoimune leva a inflamação progressiva dos tecidos que revestem as articulações causando danos em cartilagens, ossos, tensões e ligamentos próximos às juntas.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito pelo médico por meio de uma consulta com um histórico e exame físico completos, que incluem busca de sintomas de atividade da doença, avaliação do estado funcional atual evidências objetivas de inflamação articular, problemas mecânicos articulares, presença de comprometimento