Introdução a anatomia
1- CONCEITO: ANATOMIA é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Estuda principalmente a estrutura do organismo. O vocábulo é derivado, indiretamente, do grego anatome termo formado de ana, significando, neste caso, “em partes”, e tome, significando “corte”.
2- CAMPOS DE ESTUDO DA ANATOMIA: Atualmente a Anatomia pode ser dividida em 3 grandes grupos:
* Anatomia Macroscópica = estudo das estruturas gerais do corpo. A Anatomia Macroscópica é estudada pela dissecação de peças previamente fixadas em soluções apropriadas. A dissecação é uma técnica para estudar a estrutura do corpo. O termo dissecação (dis = separadamente e secare = cortar), do ponto de vista etimológico, é o equivalente latino do grego anatome.
Pode ser dividida em:
-Anatomia Regional (Topográfica): estudo das várias partes do corpo (cabeça, pescoço, tórax, abdome, membros);
-Anatomia Sistêmica: estudo dos vários sistemas de órgãos com função comum (esquelético, muscular, tegumentar, digestório, respiratório, circulatório, urinário, reprodutor, endócrino e nervoso).
Alguns sistemas podem ser agrupados formando os aparelhos
-Aparelho Locomotor: constituído pelos sistemas esquelético e muscular;
-Aparelho urogenital: constituído pelos sistemas urinário e genital (masculino e feminino).
* Anatomia Microscópica = estudo das estruturas que só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio. Assim, têm-se os ramos da Anatomia que podem ser: Citologia (estudo da célula) e a Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação dos órgãos). * Anatomia do Desenvolvimento = estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.
-Anatomia radiológica = que estuda os órgãos, quer no vivente, quer no cadáver, por meio dos Raios X. Hoje, faz-se o uso