Estudo realizado com profissionais de serviço social
Centro de Educação a Distância
Curso de Serviço Social
TRABALHOS DE CAMPO DA DISCIPLINA
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
RELATÓRIO
ESTUDO REALIZADO COM PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL
Equipe:
José Aroldo Santos
Maria Edneide Moura da Silva
Michele
Michelly Pauline Vieira da Silva
Aluna: não sei o nome
Professora:
Mércia Gomes
Maceió
Março - 2011
Título:
Mudanças no Mercado de Trabalho do Profissional de Serviço Social
Resumo:
È notório que o Serviço Social sofreu diversas mudanças ao longo do tempo. Pode-se citar como um dos seus maiores avanços foi o reconhecimento como profissão, assim deixando de ser conhecida apenas como um serviço de caridade (igreja) e filantropia (sem fins lucrativos).
Anexados a essa vitória, a implantação do código de ética passou a exigir mais desse profissional, pois, a partir daí seus direitos e deveres aumentavam significativamente para poder dar suporte à grandiosidade da conquista. Como toda profissão, os primórdios do Serviço Social eram um tanto carentes, tanto em campo de atuação dos profissionais como em reconhecimento amplo desses e os benefícios que este traria (padronização de salários, regalias, da profissão regulamentação e respeito para com o profissional).
Além das mudanças no contexto geral da assistência social, é possível perceber que a formação do profissional também evoluiu. As faculdades passaram a exigir mais de seus alunos, formando assim profissionais, capacitados e mostrando-lhes as vertentes da profissão.
INTRODUÇÃO
Os contornos neoliberais que se dão no auge da crise global de expansão do capitalismo, permeiam a prática do assistente social e promovem o delineamento de um novo perfil profissional.
Nos últimos anos, com a promessa de crescimento econômico, ocorrem rearranjos políticos executando sistematicamente o receituário neoliberal. As conseqüências deste processo podem ser comprovadas no aumento da pobreza e miséria.
Isto se percebe