Operações unitarias
ΔT = diferença na temperatura entre a área da superfície do sólido e a do fluido circundante, K Δt = período de tempo, s
O coeficiente de transferência de calor é o coeficiente de proporcionalidade entre o fluxo de calor, Q/(AΔt), e a força condutora termodinâmica para o fluxo de calor.
O coeficiente de transferência de calor tem unidades SI em watts por metro quadrado vezes kelvin: W/(m2K).
Esse coeficiente de transferência de calor depende de propriedades físicas do fluido, tais como temperatura e da situação física em que ocorre convecção. Portanto, deve ser derivado ou encontrado experimentalmente para cada sistema analisado.
Existem numerosos métodos para o cálculo do coeficiente de transferência de calor em diferentes modos de transferência de calor, diferentes fluidos, regimes de fluxo, e sob diferentes condições.
O coeficiente de transferência térmica global (U) é a medida da habilidade global de uma série de barreiras condutivas e convectivas para transferir calor. É comumente aplicado ao cálculo de transferência de calor em trocadores de calor, mas pode ser aplicado igualmente bem a outros problemas.
O coeficiente de transferência térmica global leva em conta os coeficientes de transferência térmica individuais de cada corrente e a resistência do material.
MATERIAL:
• Estufa de secagem: FANEM® - Estufa de Secagem e Esterilização São Paulo – Brasil. Modelo 315 SE; Dimensões internas: 45 (largura) x 40 (profundidade) x 44,5 (altura) centímetros; Dimensões externas: 61 (largura) x 54 (profundidade) x 75 (altura) centímetros.
• Termômetro de 110°C: IMMERSION (FRANCE);